O que é?

PATCH APLIQUE ou PATCHCOLAGEM ou APPLIQUÉ ou simplesmente APLICAÇÃO

Quando ouvi esse termo pela primeira vez achei que fosse uma técnica nova, algo como colar quadradinhos de tecido em caixas ou albuns, sei lá... Mas não, não é. Acreditam que alguém (sabe-se lá quem), resolveu chamar a nossa querida "Aplicação" (também conhecida internacionalmente como "Apliqué") por esse nome horroroso? Patchcolagem? Que absurdo!!!
Dar um nome a uma técnica em português até que seria aceitável se essa técnica já não tivesse nome.
Aplicação é aplicação desde muuuuito tempo atrás, muito antes até da publicação da nossa querida "Mãos de Ouro", de onde tirei meus primeiros ensinamentos sobre o tema. Colecionava os fascículos que meu pai trazia (ele trabalhava na Editora Abril) e ainda os tenho comigo, encadernados em azul royal e dourado, preciosa, que só, por fora e mais ainda por dentro.
E não deixa de ser aplicação só por usar termocolante, viu? Patchcolagem (ugh!!) não existe e eu me recuso a ouvir ou ler isso seja lá onde for.
Aplicação, apliqué... Aplicar tecido sobre tecido é uma deliciosa viagem, quer seja na criação, pois podemos representar tudo que pensarmos, ou na execução, pois realmente podemos viajar em pensamento. Eu sempre digo que é a melhor maneira de meditar, pensar na vida, refletir sobre tudo, enfim, estar a sós conosco mesmo.

PATCHWORK
Fonte: Wikipédia

A tradução literal de patchwork é "trabalho com retalho". É uma técnica que unetecidos com uma infinidade de formatos variados. O patchwork é a parte superior ou topo do trabalho, já o trabalho completo é o acolchoado, formado pelo topo mais a manta acrílica e o tecido fundo, tudo preso por uma técnica conhecida como quilting ou acolchoamento.

Fonte: Faz Fácil

O patchwork e quilt são trabalhos manuais feitos de pedaços de tecidos emendados.

O patchwork é a emenda dos retalhos costurados de forma a formar desenhos, formando a parte de cima do trabalho que é chamamos de tampo.
O resultado final do trabalho com patchwork sempre envolve uma sobreposição de três camadas que são: - o tampo,- quando os retalhos estão costurados entre si - o enchimento - o material usado para dar volume ao trabalho de patchwork como no caso, por exemplo, das almofadas. - o forro - tecido usado para dar um melhor acabamento.
Este sanduíche de tecidos é preso por pespontos que são chamados de quilt.
Os tampos também podem ser feitos de aplicação ou misturando as duas técnicas, patchwork e aplicação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem